Um Químico Diferente


O relógio marcava 9:45 da manhã, quando tocou o telefone na sala de administração das Companias plásticas Italianas, que fica em frente a uma fazenda no Parque São Jorge, o telefone tocou um certo tempo, até que a secretária sem muito ânimo puxou o telefone. A cara de espanto foi notória, a secretária largou o telefone, invadiu a sala do dono da empresa, e disse:

-Senhor Muricy, o departamento de Higiene Ambiental acabou de me informar, que a fazenda que fica aqui em frente fez uma denúncia da nossa fábrica, porque estamos jogando lixo nos gramados deles, e fiscais do Ministério do Meio Ambiente vieram aqui, e inspecionaram a empresa, e após a constatação de irregularidades ambientais, eles vão interditar a empresa.

O senhor Muricy, preocupado, colocou a mão na cabeça, e disse:
-E agora quem poderá nos defender?!?!?!

-Eu!!!- disse um homem vestido de verde que apareceu na porta.

- O Chapolim Alvi-Verde!.- Exclamaram o senhor Muricy e sua secretária.

- Não contavam com minha astúcia. – disse o Chapolim Alvi-Verde.

O senhor Muricy logo tratou de ir falar com o Chapolim, e disse que sua empresa estava com sérios problemas, ele precisava de soluções para os problemas ambientais que sua empresa estava causando no meio ambiente. O senhor Muricy perguntou:

- Chapolim, você acha que consegue me ajudar?

- Claro que sim, afinal eu sou graduado na Universidade Federal dos Famosos Esquecidos, ganhei prêmio Nobel ao inventar as Pílulas Encolhedoras, mais conhecidas como Pílulas Nanicolinas, que me fazem diminuir a alguns centímetro, fazendo com que os inimigos tenham dificuldade de me encontrar, se usarem microscópio, é claro.

- Então, Chapolim, com essa crise econômica, eu não posso diminuir a produção, e nem gastar recursos com o meio ambiente, pois isso me traria gastos que a empresa não está pronta para ter, isso certamente me levaria à falência.
- Creio que a melhor solução seja aplicar os princípios de Química Verde a sua empresa.

- Química Verde?- interrompeu secretária
- Sim, uma filosofia aplicada para reduzir ou eliminar por meio de novos produtos e processos químicos a geração de substâncias nocivas ao homem e ao meio ambiente.

- É a mesma coisa que Química Ambiental?- Perguntou o senhor Muricy ao Chapolim Alvi-Verde.
- Não- respondeu o Chapolim Alvi-Verde- A Química Ambiental se preocupa com processos químicos da natureza, sejam eles causados pelo homem ou não. Se preocupa em não jogar muitos tóxicos no meio ambiente… Não é uma ciência de monitoração ambiental. Já a Química Verde abre a ciência a novos horizontes, onde o químico vai se preocupar com desenvolvimento de novos compostos, e novas tecnologias que envolvem as reações químicas. Desde a ECO-92 vem sendo cada vez mais discutido o desenvolvimento tecnológico auto-sustentável. Certa vez o químico pesquisador da Universidade de Queen, no Canadá, Philip Jessop, disse: “Os livros de texto comuns sobre química dedicam pouca atenção à variante verde, e ainda se acredita, erroneamente, que é mais cara ou ineficiente. Precisamos passar rapidamente a ensinar química verde em paises em desenvolvimento”. -concluiu o Chapolim Alvi-Verde.
- Nossa interessante essa tal de Química Verde – disse a secretária.

- Chapolim, vamos até a fábrica, para você analisar melhor o nosso processo de fabricação. – disse o senhor Muricy.
- Vamos! Siga-me os bons!

Ao chegar ao “chão de fabrica”, Chapolim Alvi-Verde para repentinamente.
- Silêncio! – exclama Chapolim – minhas anteninhas estão captando a presença do inimigo- diz Chapolim andando vagarosamente.

Chapolim se aproxima do maquinário da empresa, e diz:
- Ah, very well, mister Yo.
- Você quis dizer “Averiguei o mistério”? – disse o senhor Muricy corrigindo Chapolim.

- Sim, é que eu sou poliglota.
- O que você descobriu Chapolim?

- Sua empresa utiliza metanol, que provém de fontes não-renováveis e é tóxico, seria muito melhor utilizar o etanol, que não é tóxico e é renovável.
- E isso tem algo a ver com a Química Verde? – perguntou o senhor Muricy.

- Sim. – Respondeu o Chapolim Alvi-Verde – Este é um dos doze princípios da Química Verde, chamamos de “Síntese de substâncias menos nocivas”, esse principio prega que devemos desenvolver e aprimorar métodos sintéticos que ultilizem ou gerem substâncias com menor toxicidade ao homem e ao meio ambiente.

- Nossa nem imaginei que a química se extendesse a esse nível, trabalhando de modo que o empresário não se prejudique.

- Também devemos no processo químico, segundo os princípios da química verde, minimizar a possibilidade incêndios e explosões, já que sua empresa envolve produtos altamente inflamáveis… Vamos ter que fazer algumas outras mudanças aqui no processo industrial – acrescentou o Chapolim Alvi-Verde.

- Chame para mim o chefe de fábrica- disse o senhor Muricy para a sua secretária.
Ela saiu imediatamente. Pouco tempo depois, voltou acompanhada de um homem de cabelos negros, muito alto, e não muito educado, ele fumava um charuto, e soltava uma nuvem de CO2.

- Oi Seu Carbinol, o Chapolim Alvi-Verde está averiguando a nossa empresa e notou alguns problemas no processo de fabricação do plástico, como você é chefe de fábrica, é importante que esteja a par das novas mudanças que teremos que fazer – disse o senhor Muricy.
- Para que mudar o que está bom? Somos a maior empresa do Brasil no ramo. Fazemos o mesmo procedimento á 40 anos, porque mudar agora? – disse o Seu Carbinol indignado.

- Nossa empresa foi lacrada a menos de uma hora, temos que achar a solução rápida para isso. – Disse o senhor Muricy.

- Deixe disso, mande o departamento de Advocacia cuidar dessas questões.
- Negativo, eu sou o dono da empresa e eu determino o que será feito. E eu digo que serão feitos novos processos na empresa para diminuir o impacto ambiental.

- Eu nunca irei apoiar isso – murmurou Seu Carbinol.
- Então está demitido! – exclamou alto o senhor Muricy.

Seu Carbinol ficou pálido, como se não acreditasse:

- Como assim demitido? Eu trabalho 30 anos nessa empresa, dediquei minha vida nessa empresa, eu não aceito ser demitido, eu é que vou te demitir daqui.

O seu Carbinol pulou no pescoço do senhor Muricy, tentou enforcá-lo, gritava incessantemente “você me traiu, você traiu essa empresa…traidores devem morrer”.
Chapolim Alvi-Verde entrou em ação, meteu-se na briga, os três ficaram gladiando no chão, a secretária ficou sem reação, pasmada, logo saiu correndo. Chapolim agarrou firme no uniforme do seu Carbinol, nessa oportunidade o senhor Muricy conseguiu escapar da briga, e saiu correndo por trás das gigantescas toneladas de bobinas de plástico.

Chapolim vendo que era inútil continuar ali na briga, pois seu Carbinol era muito mais forte e alto, na primeira oportunidade que teve fugiu, subiu em uma máquina extrusora. Seu Carbinol subiu na máquina também. Os dois recomeçaram a trocar socos, Carbinol tentou jogar o Chapolim no polietileno derretido que caía numa grande bacia.
Mas este se agarrou a uma corrente que tinha por perto, e sacando a sua Marreta Biônica, atingiu Seu Carbinol, e este acabou se desequilibrando e caindo da máquina extrusora, IIIIIIUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU……PAC

O barulho do Seu Carbinol caindo foi muito forte, ele chegou ao chão desacordado, porém vivo.
A secretária que estava escondida, foi até o Chapolim e perguntou:
- Chapolim, você está bem?
- Sim, claro, afinal todos os meus movimentos são friamente calculados.
- Foi muita bravura da sua parte Chapolim Alvi-Verde.
- Não contavam com minha astúcia. – disse Chapolim sorrindo
Logo em seguida a ambulância chegou e levou Seu Carbinol para o hospital.
Ao longo da semana, todas as mudanças necessárias foram realizadas, as Companias plásticas Italianas voltaram a ativa, e senhor Muricy colocou na entrada da empresa os doze princípios da Química Verde.
Depois disso, a Equipe de Muricy e a fazendinha do Parque São Jorge viveram em paz, e em perfeito equilíbrio.
E todos viveram felizes para sempre…Menos Seu Carbinol, claro, que foi parar na cadeia.

(Autor: Lucas Camilio de Oliveira)
Diponível em: http://universouniversal.wordpress.com/2010/04/22/um-quimico-diferente/

0 comentários:

Postar um comentário