+ de mim

“Uma apaixonada pelo que faz”

          Quando prestei vestibular para Química na UFRR nem eu mesma sabia se realmente era o que eu queria pra minha vida profissional, na verdade eu tava afim mesmo era cursar uma Faculdade e Federal, isso ja me fazia uma pessoa realizada. Mas foi ao longo do curso que eu aprendi que não era so aquilo, precisava ainda eu me encontrar naquilo que eu tava fazendo e olha que isso não é tarefa fácil. Tive muitas dificuldades até concluir o meu curso, lembro-me quantas vezes pensei em desistir e continuar só trabalhando como ja fazia a muito tempo, teve tempo que eu tinha que me virar nos trinta para dar conta da faculdade e trabalho e familia claro e quando isso não era possivel eu pedi um tempo da faculdade passava semestre longe dos cadernos perdi as contas de quantas indas e vindas foram, já que naquele momente era so isso que eu podia sacrificar pois o meu trabalho era o mais importante, pois era através dele que eu tirava o meu sustento, a verdade é que durante a minha estrada, tive momentos felizes, de emoção, de comoção, de raiva, de frustração, de incerteza, mas no final dessa jornada, apesar das inevitáveis cicatrizes, sinto-me fortalecida e serena. Agora, a minha bússola pessoal me direciona para outros horizontes.
       Mas como sempre Deus olha pra nós com todo o seu amor e carinho, Ele estendeu as mãos para mim e apareceram outras oportunidades de trabalho e oportunidade que me deram liberdade para enfim me dedicar aos meus estudos e terminar o meu tão sonhado sonho que por muito tempo vinha sendo protelado. 
Foi quando verdadeiramente encontrei o meu dom o gosto por dar aulas e auxiliar na construção do conhecimento falaram bem mais alto, já não conseguia me enxergar fazendo outra coisa!
        Dei uma "guinada" na minha vida e assim que terminei minha graduação apareceu a oportunidade de fazer uma especialização em EAD e logo depois o Mestrado, hoje deixei de lado o meu trabalho e procuro me dedicar 100% aos estudos porque cada dia que vou pra sala de aula percebo que é la o meu lugar e não consigo me enxergar fazendo outra coisa que não seja ligado ao ensino.
         Aprendi que o caminho é longo e nunca acaba, pois um professor deve estar sempre se reciclando e acompanhando a evolução da pluralidade cultural e social que viaja a velocidade de bytes e quando realmente amamos o que fazemos “tudo, mas tudo mesmo” que envolve nossa carreira passa ser um prazer.
Cada minuto que passei dedicando aos estudos valeu à pena!
         A mensagem que deixo pra quem está lendo essa "linhas" é Procure algo que você realmente tem vocação ou habilidade e vai fundo! Seja feliz no que vai fazer, afinal de contas você vai passar grande parte do seu dia-a-dia trabalhando. E se aos 20, 30, 50...90 anos precisar mudar ou se for preciso voltar pra acertar alguma coisa que deu errado no meio caminho? Faça isso com alegria, afinal o que importa é ser feliz!!!

Abraços 
Mara Passos